segunda-feira, 20 de abril de 2009

Filmes de Diamantes

Será apenas uma introdução de como realizar o crescimento de filmes de diamantes, não contendo assim, características de materiais ou dados técnicos.

Deve-se iniciar o processo, semeando o substrato que deseja crescer o filme. Esse processo de semear (seeding), e feito através de um pó de diamante. Ainda não há certeza da verdadeira atuação do pó de diamante, existindo duas versões: a primeira é que ele irá ficar depositado no substrato e a segunda é que ele irá fazer "ranhuras" permitindo que o filme seja crescido nessas ranhuras. Após o seeding, coloca-se o substrato dentro do reator, onde será realizado o crescimento. Através dos equipamentos disponíveis, cria-se um vácuo dentro do reator, e logo após inicia-se a carbonetação.
Carbonetação: é a transformação dos filamentos de tugstênio, que irá aquecer o substrato, em composto cerâmico, permitindo assim, uma maior temperatura nos filamentos.
Após atingir uma determinada temperatura, parte para o processo de crescimento, que basicamente é inserção de gases em uma certa temperatura com uma certa pressão.
Ao estabilizar a pressão e a corrente (na escala de àmperes) que controla a temperatura, deve-se anotar os parâmetros utilizados para o crescimento.

Esses parâmetros serão armazenados, e após o crescimento, a amostra passa pelo Raio X e pelo RAMAN, que basicamente são equipamentos para detectar o que existe no substrato.

Utilizando o Raio X e o RAMAN, o diamante lhe dará um pico bem definido em uma determinada escala. Por exemplo: se for analisado um substrato de titânio onde foi realizado o crescimento do filme, e a análise do Raio X e do RAMAN lhe der dois picos,  um pico será do titânio e o outro provavelmente será do diamante (se estiver na mesma escada do pico de diamante puro). Com esta análise, pode-se comprovar que houve um crescimento do filme diamante na superfície do substrato.

Ainda está em estudo, quais parâmetros ideais para realizar o crescimento (quais gases, temperatura ideal, qual substrato, tempo de crescimento, pressão), ou seja, ainda precisa existir muita pesquisa para se chegar em uma conclusão sobre quais são os melhores parâmetros para realizar o crescimento de filmes de diamantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário